Temas estratégicos

Temas estratégicos

  • Publicado em INSTITUCIONAL

A MWB desenvolve a sua actividade na esfera de um programa estratégico e modelo de acção estabelecido pelo MOZWILD Wildlife & Biodiversity, que serve de guia e referência a todas as unidades integradas neste centro, visando potenciar uma melhor coerência, consistência e coordenação entre todas as partes envolvidas, incluindo o desenvolvimento de sinergias e partilha de recursos.

Estabelecer um quadro geral de orientações estratégicas e programáticas.

Objectivo central

Contribuir para a conservação da natureza e da biodiversidade em Moçambique, centrando a sua acção e influência na Península de Machangulo.

Objectivos estratégicos

Os objectivos estratégicos são dirigidos para o objectivo central, nomeadamente:

OE1 - Documentar
OE2 - Salvaguardar
OE3 - Recuperar
OE4 - Valorizar
OE5 - Dinamizar

Componentes do programa

O programa é estruturado num nexo-conceptual de quatro componentes primárias, que se relacionam entre si e reciprocamente se influenciam, definindo objectivos sectoriais, orientados para os objectivos estratégicos, organizando tipologias de actividade, donde se desenrolam os correspondentes projectos operacionais de investigação e desenvolvimento, e demais actividades pontuais de suporte:

COMPONENTE 1 – Capacitação
COMPONENTE 2 – Comunicação
COMPONENTE 3 – Temática
COMPONENTE 4 – Operações

Temas estratégicos

A temática define e segmenta as seguintes áreas e linhas de desenvolvimento:

TE1 - Biodiversidade & Vida Selvagem
TE2 - Ecossistemas & Habitats
TE3 - Desenvolvimento Humano & Comunitário
TE4 - Turismo & Negócios
TE5 - Gestão & Infraestruturas

Modelo de Acção

O Modelo de Acção estabelece um nexo funcional que interliga as componentes, os temas estratégicos e os objectivos estratégicos ao objectivo central. O Modelo permite dotar a MWB de um guia e referencial de acção de modo a que os seus membros, colaboradores, parceiros e comunidades locais consigam compreender melhor porque se realizam determinadas actividades e projectos. A ideia geral é haver-se um conceptual que permita verificar a reciprocidade das acções e os impactos que umas coisas geram noutras:

  • As Componentes do programa definem aquilo que é previamente necessário ter e fazer para cada um dos temas estratégicos.
  • Os Temas estratégicos definem as áreas e tópicos científicos, e os domínios de intervenção.
  • Os Objectivos estratégicos definem a diversidade de metas que, para cada tema, devem ser alcançadas para, conjuntamente, se alcançar com sucesso o objecto central.

Uma forma de melhor se apreender numa visão global é através do organograma seguinte:

Processo de Planeamento

O Modelo de Acção foi elaborado com base no modelo-padrão que define os passos no processo de planeamento dirigido à conservação da natureza e biodiversidade.

[Fonte de informação: Miller, K.R. & Lanou, S.M. 1995, National Biodiversity Planning: Guidelines Based on Early Experiences around the World, World Resources Institute, United Nations Environmental Programme and The World Conservation Union, Washington DC, Nairobi, Gland, Switzerland].

Tal modelo-padrão de planeamento pode ser observado através do seguinte fluxograma:

Os 12 passos na implementação

As etapas no processo de implementação do programa estratégico, desde a fase da sua concepção até à realização dos objectivos estratégicos e objectivo central (final), pode ser observado através do seguinte fluxograma:


Fotografia © João Barra Góias

© CBD

O valor da biodiversidade.

"Proteger a biodiversidade é do nosso próprio interesse. Os recursos biológicos são os pilares sobre os quais construímos civilizações. Os produtos da natureza apoiam indústrias tão diversas como a agricultura, a cosmética, a farmacêutica, a pasta e o papel, a horticultura, a construção civil e o tratamento de resíduos. A perda de biodiversidade ameaça o nosso abastecimento alimentar, as oportunidades para recreação e turismo, e as fontes de madeira, medicamentos e energia. Também interfere com as funções ecológicas essenciais.

A nossa necessidade de elementos da natureza que antes ignorávamos, é muitas vezes importante e imprevisível. Vez após vez, temos recorrido ao baú da natureza em busca de curas para doenças ou em busca de genes resistentes de plantas selvagens para salvar as nossas colheitas de surtos de pragas.

Mais ainda, a vasta gama de interações entre os vários componentes da biodiversidade torna o planeta habitável para todas as espécies, incluindo os humanos. A nossa saúde pessoal, e a saúde da nossa economia e da sociedade humana, depende do fornecimento contínuo de vários serviços ecológicos que seriam extremamente dispendiosos ou impossíveis de substituir. Esses serviços naturais são tão variados que são quase infinitos. Por exemplo, seria impraticável substituir, em grande medida, serviços como o controlo de pragas realizado por várias criaturas que se alimentam umas das outras, ou a polinização realizada por insectos e pássaros no seu trabalho quotidiano.

Os “bens e serviços” fornecidos pelos ecossistemas incluem:

  • Fornecimento de alimentos, combustível e fibras
  • Fornecimento de abrigo e materiais de construção
  • Purificação do ar e da água
  • Desintoxicação e decomposição de resíduos
  • Estabilização e moderação do clima na Terra
  • Moderação de inundações, secas, temperaturas extremas e forças do vento
  • Geração e renovação da fertilidade do solo, incluindo a ciclagem de nutrientes
  • Polinização de plantas, incluindo muitas culturas agrícolas
  • Controle de pragas e doenças
  • Manutenção de recursos genéticos como insumos essenciais para variedades de cultivares e raças de gado, medicamentos e outros produtos
  • Benefícios culturais e estéticos
  • Capacidade de adaptação às mudanças

Sustaining life on earth
How the Convention on Biological Diversity promotes nature and human well-being

© Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Abril 2000.