Operações

Operações

  • Publicado em COMPONENTES DO PROGRAMA

'Operações' é o COMPONENTE 4 do programa estratégico e representa um dos quatro fundamentais pilares donde desenrolar as actividades.

O Modelo de Acção implementado pelo MWB, formulado com base nas recomendações técnicas para o sector da biodiversidade (Passos no Processo de Planeamento da Biodiversidade), que institui o Programa Estratégico, inicia-se, precisamente, por definir os pilares do programa, e as actividades dentro de cada componente devem ser dirigidos para cada um dos cinco Temas Estratégicos. Todas as actividade devem criar impactos significativos em cada um dos cinco Objectivos Estratégicos, e cada objectivo estratégico é um degrau para se alcançar o Objectivo Central (final): contribuir para a conservação da natureza e da biodiversidade.

A acção do MWB desenrola-se prioritariamente através de actividades organizadas em projectos operacionais, estando estes integrados quer no Departamento de IC&DT ou no Departamento de DH&C. A ideia dos projectos é criar um enfoque de objectivos sectoriais previamente determinados, alinhados na esfera dos temas estratégicos, dirigidos para os Objectivos Estratégicos, um plano cronológico de actividades, um quadro de meios e recursos necessários (incluindo a elaboração dos orçamentos e plano cronológico de execução orçamental), um grupo de trabalho constituído pelos respectivos técnicos responsáveis pela implementação e relato. Os projectos são, pois, o modelo de materialização das operações a serem conduzidas pelo MWB.

Os projectos, formulados um a um, permitem também constituir determinados parceiros segmentados para cada um desses projectos, assim individualizados, que queiram e possam cooperar na reunião dos meios e recursos necessários. Cada projecto, conforme a sua natureza e tipologia, pode deter determinadas particularidades e aspectos para os quais sejam necessários meios e recursos em especificidade e, como tal, a necessidade de envolver determinados parceiros que, dentro dos seus domínios de actividade e valências detidas, sejam apropriados à colaboração efectiva.

No sentido da harmonização dos procedimentos internos, e de alinhamento com os padrões, recomendações e práticas internacionais de formulação e implementação de projectos, o MWB tipifica um modelo de planificação conforme o organograma seguinte:

Este modelo permite também agilizar e simplificar as actividades de acompanhamento, monitorização, avaliação e relato.


Fotografia © João Barra Góias