Visão geral da cooperação
- Publicado em COOPERAÇÃO
Imagens © João Barra Góias
A cooperação é um instrumento imprescindível para alcançar com sucesso as metas e os objectivos pensados para o desenvolvimento da missão da MWB. A cooperação é definida como a realização de trabalho em conjunto, tomado por vários parceiros que colaboram no âmbito de uma estrutura organizada e funcional: a Plataforma de Cooperação. Reunir os parceiros da cooperação para a investigação e desenvolvimento é, pois, uma actividade prioritária da MWB.
A acção desenvolvida pela MWB é ampliada por uma rede de colaboração (network) que agrega agentes trabalhando de forma coordenada, nomeadamente as Comunidades Locais, os Voluntários, os Embaixadores de Boa Vontade (incluindo os Jovens Embaixadores de Boa Vontade), e os Parceiros Estratégicos para o Desenvolvimento (entre estes os Fornecedores Oficiais, os Patrocinadores Oficiais, os Mecenas, e as entidades e autoridades públicas).
Com especial expressão e relevância, a acção da MWB é, de forma pontual ou contínua, chancelada pelos Apoios Institucionais e, excepcionalmente, pelos Altos Patrocínios.
"Alcançar este objectivo ambiental [defender e melhorar o ambiente humano para as gerações presentes e futuras] exigirá a aceitação da responsabilidade por parte dos cidadãos e das comunidades e das empresas e instituições a todos os níveis, todos partilhando equitativamente os esforços comuns. Indivíduos em todas as esferas da vida, bem como organizações em muitas áreas, através dos seus valores e da soma das suas ações, moldarão o ambiente mundial do futuro. Os governos locais e nacionais suportarão o maior fardo da política e acção ambiental em grande escala dentro das suas jurisdições.
A cooperação internacional é também necessária para angariar recursos para apoiar os países em desenvolvimento no desempenho das suas responsabilidades neste domínio. Uma classe crescente de problemas ambientais, porque são de extensão regional ou global ou porque afectam a esfera internacional comum, exigirá uma cooperação extensiva entre as nações e uma acção por parte das organizações internacionais no interesse comum. A Conferência apela aos governos e aos povos para que desenvolvam esforços comuns para a preservação e melhoria do ambiente humano, para o benefício de todos os povos e da sua posteridade."
Excerto do preâmbulo da Declaração da Conferência das Nações Unidas na Conferência sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972).