Visão geral da investigação
- Publicado em INVESTIGAÇÃO
Imagens © João Barra Góias
A investigação científica e desenvolvimento tecnológico (I&DT) prossegue através do enquadramento com os temas estratégicos, que definem pontos de partida e linhas de desenvolvimento, nomeadamente os seguintes:
TE1 - Biodiversidade & Vida Selvagem
TE2 - Ecossistemas & Habitats
As actividades de I&DT devem, subsidiariamente, produzir impactos nos outros temas estratégicos: (TE3) Desenvolvimento humano & comunitário; (TE4) Turismo & negócios; (TE5) Gestão & infraestruturas.
As actividades, quando não pontuais ou esporádicas, são implementadas por projectos de I&DT realizados por Grupos de trabalho, liderados por um coordenador.
Os investigadores (e os grupos por eles constituídos) têm liberdade de escolha dos seus objectivos e formulação das linhas de desenvolvimento, e operam com base nos princípios da investigação e desenvolvimento.
O desenvolvimento científico e tecnológico é dirigido para o objectivo central da MWB:
"contribuir para a conservação da natureza e da biodiversidade"
"Chegou-se a um ponto na história em que devemos moldar as nossas ações em todo o mundo com um cuidado mais prudente relativamente às suas consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença, podemos causar danos massivos e irreversíveis ao ambiente terrestre do qual dependem a nossa vida e o nosso bem-estar.
Por outro lado, através de um conhecimento mais completo e de uma acção mais sábia, podemos alcançar para nós próprios e para a nossa posteridade uma vida melhor num ambiente mais de acordo com as necessidades e esperanças humanas. Existem amplas perspectivas para a melhoria da qualidade ambiental e a criação de uma boa vida.
O que é necessário é um estado de espírito entusiástico, mas calmo, e um trabalho intenso, mas ordenado. Com o propósito de alcançar a liberdade no mundo natural, o homem deve usar o conhecimento para construir, em colaboração com a natureza, um ambiente melhor. Defender e melhorar o ambiente humano para as gerações presentes e futuras tornou-se um objectivo imperativo para a humanidade – um objectivo a ser perseguido em conjunto e em harmonia com os objectivos estabelecidos e fundamentais da paz e do desenvolvimento económico e social mundial."
Excerto do preâmbulo da Declaração da Conferência das Nações Unidas na Conferência sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972).