DIVULGAÇÃO

Visão geral da divulgação

  • Publicado em DIVULGAÇÃO


Imagens © João Barra Góias


A divulgação é uma importante vertente da COMPONENTE 3 (Comunicação) do programa estratégico do MWB.

A divulgação permite ir ao encontro de um dos princípios da investigação e desenvolvimento, designadamente a transmissão e partilha do conhecimento produzido. Noutro sentido, as actividades do foro técnico e administrativo na produção, realização e edição dos elementos da divulgação permitem criar linhas de formação e treino em cursos profissionalizante, sejam na áreas das tecnologia de informação e comunicação, da produção de audiovisuais e multimédia, do jornalismo, da tradução, entre outras.

A divulgação permite apresentar:

  • Folhetos e brochuras, para dar a conhecer, de forma sumariada e graficamente sugestiva, não só o MWB como um todo (apresentação institucional) mas também determinadas actividades  pontuais ou actividades organizadas na forma de programas, projectos, campanhas, e outras iniciativas congéneres.
  • Artigos, para dar a conhecer, de forma mais aprofundada, determinados aspectos dos projectos, sejam sobre o seu progresso ou resultados, e textos autorais sobre experiências e vivência pessoais, incluindo de valor historiográfico.
  • Newsletters, isto é, notícias sobre determinados factos ou acontecimentos.
  • Documentários, para dar a conhecer, através de audiovisuais e multimédia, de forma relativamente aprofundada, factos e informações sobre determinados aspectos da realidade local ou temas prementes.
  • Reportagens, para dar a conhecer aspectos da realidade para os quais ainda não se tem um valor demonstrado, mas que suscitam a sensibilidade para os factos e assuntos abordados, e incentivam a necessidade de se agir.
  • Entrevistas, para dar oportunidade e voz a que as pessoas possam narrar os seus pontos de vista e opiniões sobre determinados factos, aspectos ou assuntos.
  • Eventos, para dar a conhecer determinados acontecimentos promovidos pelo MWB ou que nele tenham lugar.


Fotografia © João Barra Góias

Informação, educação e treino.

"A transição para o desenvolvimento sustentável exige uma mudança nas atitudes públicas quanto ao que é um uso aceitável da natureza. Isto só poderá acontecer se as pessoas tiverem as informações, competências e organizações adequadas para compreender e lidar com as questões da biodiversidade. Os governos e a comunidade empresarial precisam de investir no pessoal e na formação, e precisam de apoiar organizações, incluindo organismos científicos, que possam tratar e aconselhar sobre as questões de biodiversidade.

Precisamos também de um processo de educação pública a longo prazo para provocar mudanças nos comportamentos e estilos de vida e para preparar as sociedades para as mudanças necessárias à sustentabilidade. Uma melhor educação sobre a biodiversidade cumpriria um dos objectivos estabelecidos na Convenção."

Sustaining life on Earth: How the Convention on Biological Diversity promotes nature and human well-being,
© Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Abril 2000

Integrar na sociedade a problemática
da salvaguarda da biodiversidade
é uma urgente necessidade.
Em particular, os casos das espécies
em estado crítico e iminente extinção
são os prioritários.