Departamento de Desenvolvimento Humano & Comunitário
O Departamento de Desenvolvimento Humano & Comunitário (DH&C) é a importante unidade orgânica responsável pela ligação da MWB ao território e à sociedade.
Contexto
A conservação da natureza e da biodiversidade depende criticamente da actividade humana em matéria da utilização dos recursos naturais e da gestão dos ecossistemas e habitats. Ambicionar salvaguardar a biodiversidade e a manutenção dos ecossistemas em estado saudável, sustentável e resiliente está, pois, crucialmente interligado ao desenvolvimento humano e comunitário, particularmente no seguinte:
- Na divulgação da informação sobre as realidades locais à luz dos temas estratégicos e abrangentes relacionados com a problemática associada à degradação ambiental em todos os seus domínios e aspectos, inclusive sobre os desafios e perigos inerentes às actuais alterações climáticas em curso.
- Na sensibilização para os temas estratégicos e abrangentes.
- Na literacia e educação para o desenvolvimento sustentável.
- Na literacia e educação para a conservação da natureza e da biodiversidade.
- Na educação para o empreendedorismo e promoção do emprego e empregabilidade.
Natureza
O Departamento DH&C é a unidade orgânica que integra e realiza o desenvolvimento humano e Comunitário da MWB.
Organização interna
O Departamento integra o Conselho das Comunidades e os Grupos de trabalho (segmentados nos projectos de desenvolvimento).
Missão
Formular, implementar, acompanhar, avaliar e relatar as actividades e os projectos de desenvolvimento humano e comunitário que integram a missão da MWB, assegurar a ligação da MWB ao território e à sociedade, e promover a participação activa e motivada das pessoas, das famílias e das comunidades locais nas actividades da MWB.
Competências
- Organizar, promover e dinamizar o Conselho das Comunidades.
- Promover reuniões para consulta ou apresentação de informações, e ouvir as pessoas, as famílias e as comunidades locais.
- Promover estudos e análises de contexto e situação sobre as realidades locais no que respeita a vida e as condições de vida das pessoas, das famílias, e das comunidades, procurando fundamentar e elaborar quadros de perigos e ameaças, desafios e oportunidades, carências e necessidades, fragilidades e vulnerabilidades, existentes.
- Dimanar orientações estratégicas e programáticas no domínio do desenvolvimento humano e comunitário, elaborar os correspondentes projectos e promover a constituição de núcleos ou grupos de trabalho.
- Elaborar quadros de necessidades sobre os meios e recursos indispensáveis na implementação de projectos e realização das actividades, e elaborar os correspondentes orçamentos.
- Promover o voluntariado e a participação das pessoas nos diversos projectos e outras iniciativas a elas dirigidos, nomeadamente os sobre educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, formação e treino profissionalizante, campanhas de sensibilização sobre os temas prementes, assistência em diversas áreas de intervenção cívica, social e de solidariedade social, entre outras tipologias.
Organização da actividade
O Departamento procura organizar a sua actividade em áreas de intervenção e desenvolvê-las nas tipologias de programas, projectos e campanhas, sem prejuízo de outras iniciativas ou actividades que pela sua natureza ou especificidade não se enquadram nas tipologias anteriores e se possam desenrolar de forma contínua ou pontual, incluindo de carácter isolado e esporádico, ou, ainda, noutros modelos congéneres de trabalho em conjunto.
- As Áreas de Intervenção são partições que definem domínios temáticos de acção e têm como objectivo criar um enfoque de imagem e acção através de linhas de desenvolvimento correspondentes, visando contribuir, de modo mais efectivo, para realizar e alcançar, e se possível ultrapassar, os objectivos do desenvolvimento sustentável.
- Os Programas são linhas temáticas de desenvolvimento definidas num quadro lógico e conceptual, fundamentado por uma análise prévia de contexto e situação, com objectivos e metas gerais definidos num horizonte alargado no tempo, potencialmente indefinido.
- Os Projectos são estruturas operacionais de actividades organizadas, geralmente enquadradas ao abrigo de programas temáticos, com objectivos e metas específicos e definidos num horizonte limitado no tempo.
- As Campanhas são forma organizadas de trabalho orientadas para a realização de um objectivo particular e concreto, num horizonte finito e geralmente curto no tempo, e são muitas vezes pensadas para subsidiar ou complementar determinados programas ou projectos, sem prejuízo de poderem ser realizadas de forma autónoma e sem associação àqueles.
Áreas de intervenção
O Departamento procurará estruturar as áreas de intervenção (AI) pelas seguintes temáticas, sem prejuízo da inclusão de outras e conforme os desenvolvimentos futuros:
[AI.1] Ensino, educação e cultura.
[AI.2] Assistência científica e técnica.
[AI.3] Emprego, formação profissional, e organização empresarial.
[AI.4] Educação para o desenvolvimento sustentável.
[AI.5] Protecção e conservação da natureza e da biodiversidade.
Em fase de nomeação
Fotografia © João Barra Góias