Núcleos e grupos de trabalho
Os Núcleos e Grupos de trabalho são as unidades que realizam os projectos, sendo as primeiras estruturas responsáveis pela formulação e implementação dos planos operacionais.
Contexto
O Modelo de Acção, o Processo de Planeamento, o Programa Estratégico, e a organização interna da MWB foram pensados tendo por base critérios de simplificação e flexibilidade administrativa, agilidade operacional, desenvolvimento de sinergias com parceiros e partilha de recursos, visando centrar e dirigir a acção para os resultados e da forma mais eficiente e eficaz.
O Programa Estratégico, elaborado com base na problemática associada à conservação da natureza e biodiversidade, detém uma complexidade de objectivos e densidade de actividades, tipologicamente diversas, que apenas pode ser implementado tendo por base a existência de pequenas unidades operacionais concentradas, cada uma, em pequenos segmentos do programa. Por outro lado, o programa, estruturado em componentes, preconiza a ideia de que os resultados de determinadas actividades são necessários para se realizarem actividades posteriores, e uns objectivos impactam noutros, havendo necessidade de se visionar a implementação do programa ao longo do tempo, observando fases, ciclos e etapas de desenvolvimento.
Um aspecto relevante a ter-se em conta é a necessidade de se ser criativo e inovador na abordagem aos problemas encontrados localmente, e tal é melhor conseguido ao haverem-se agrupadas em pequenas estruturas de trabalho várias pessoas a pensar, estudar, investigar e agir, concentradas em questões concretas e particulares.
Com estas ideias em mente, toda a estrutura do modelo organizativo associada às actividades de natureza de investigação e desenvolvimento estão integradas em dois departamentos centrais, um dirigido a actividades de ciência e tecnologia, e outro a actividades de desenvolvimento humano e comunitário.
Os departamentos integram os núcleos e grupos de trabalho, constituídos por pequenas equipas técnicas, dirigidas por um Coordenador. A formulação e constituição destes, permite criar uma maior diversidade de projectos em simultâneo, cada um com um enfoque de objectivos, alinhados pelos temas estratégicos e correspondentes linhas de desenvolvimento. Deste modo, toda a actividade da MWB torna-se mais dinâmica, possibilitando a existência de diversas equipas, que, todos juntos, contribuem também para criar um ambiente criativo, fertilizador do espírito, inspirador e interactivo.
- Os núcleos ou grupos de trabalho estão agregados aos correspondentes departamentos, conforme a natureza das suas actividades e projectos.
- Os núcleos e grupos de trabalho são designados internos ou residentes quando constituídos na MWB, e externos ou associados quando constituídos por entidades terceiras e acolhidos pela MWB, podendo trabalharem autonomamente ou com ligação uns com os outros.
Natureza
Os Núcleos e Grupos de trabalho são unidades com funções de investigação científica e desenvolvimento tecnológico ou de desenvolvimento humano e comunitário.
Composição, designação, mandato
Pessoas singulares, membros ou colaboradores externos, entre eles um coordenador, nomeados e exonerados pelo Director da MWB, para um mandato correspondente ao prazo de execução dos seus projectos e actividades.
Missão
Formular e realizar projectos e actividades.
Competências
Na prossecução da sua missão, compete aos núcleos e grupos de trabalho:
- Formular e implementar projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, ou projectos de desenvolvimento humano e comunitário, complementados, quando possível, pela fundamentação com base em estudos e análises prévios, elaborar os correspondentes quadros de meios e recursos necessários, os orçamentos, e promover a interligação com os parceiros estratégicos para o desenvolvimento;
- Elaborar os relatórios de acompanhamento, desempenho, avaliação e impacto dos projectos e das actividades;
- Promover, sempre que possível e de forma apropriada, a ligação e o desenvolvimento de sinergias entre os diversos núcleos ou grupos, incluindo pela partilha de meios e recursos, assim como o alinhamento com os temas e objectivos estratégicos.
Fotografia © João Barra Góias