Capacitação
- Publicado em COMPONENTES DO PROGRAMA
'Capacitação' é o COMPONENTE 1 do programa estratégico e representa um dos quatro fundamentais pilares donde desenrolar as actividades.
O Modelo de Acção implementado pelo MWB, formulado com base nas recomendações técnicas para o sector da biodiversidade (Passos no Processo de Planeamento da Biodiversidade), que institui o Programa Estratégico, inicia-se, precisamente, por definir os pilares do programa, e as actividades dentro de cada componente devem ser dirigidos para cada um dos cinco Temas Estratégicos. Todas as actividade devem criar impactos significativos em cada um dos cinco Objectivos Estratégicos, e cada objectivo estratégico é um degrau para se alcançar o Objectivo Central (final): contribuir para a conservação da natureza e da biodiversidade.
A conservação da natureza e da biodiversidade depende criticamente da capacitação. A capacitação é o conjunto de actividade que permite angariar e reunir os meios e recursos necessários à realização das actividades e, em última análise, em alcançar as metas e os objectivos propostos. Sem capacidade instalada, simplesmente não é possível agir. Assim, a capacitação é sempre uma das fundamentais e indispensáveis componentes de qualquer programa estratégico.
A capacitação engloba sempre os seguintes recursos:
Humanos
Financeiros
Materiais
Logísticos
A MWB, ciente da importância desta componente, detém na sua organização interna um gabinete de apoio a uma importante estrutura: a Plataforma de Cooperação.
Este gabinete organiza e coordena um conjunto de actividades no sentido da trazer a si as importantes figuras de Parceiros Estratégicos para o Desenvolvimento, e promover, entre eles, a constituição de fornecedores oficiais, patrocinadores oficiais, e mecenas, todos eles dirigidos à reunião dos meios e recursos necessários na realização da missão da MWB.
Noutro sentido, esta componente tem também como uma das suas importantes actividades a elaboração dos quadros de meios e recursos necessários não só à gestão corrente, administrativa e logística, da instituição como um todo, mas também a cada um dos projectos operacionais em fase de estudo e preparação. Assim, esta componente trabalha em estreita colaboração não só as unidades de governo e administração central mas também com os departamentos e respectivos grupos de trabalho.
Fotografia © João Barra Góias