Temática

Temática

  • Publicado em COMPONENTES DO PROGRAMA

'Temática' é o COMPONENTE 3 do programa estratégico e representa um dos quatro fundamentais pilares donde desenrolar as actividades.

O Modelo de Acção implementado pelo MWB, formulado com base nas recomendações técnicas para o sector da biodiversidade (Passos no Processo de Planeamento da Biodiversidade), que institui o Programa Estratégico, inicia-se, precisamente, por definir os pilares do programa, e as actividades dentro de cada componente devem ser dirigidos para cada um dos cinco Temas Estratégicos. Todas as actividade devem criar impactos significativos em cada um dos cinco Objectivos Estratégicos, e cada objectivo estratégico é um degrau para se alcançar o Objectivo Central (final): contribuir para a conservação da natureza e da biodiversidade.

A conservação da natureza e da biodiversidade depende criticamente da escolha das áreas temáticas de intervenção, da formulação das correspondentes linhas de actuação e da determinação nestas das metas e dos objectivos a serem alcançados. Sem um enquadramento geral e a constituição de um quadro estrutural de temas, o trabalho realizado não se torna conceptualmente lógico e organizado num todo coerente, e apenas seguirá através de actividades desconectadas, pontuais ou esporádicas, comprometendo os critérios de eficiência e eficácia e, sobretudo, de escala, dimensão e impacto gerado. A temática é, pois, uma componente fundamental de qualquer programa estratégico.

Neste sentido, a MWB determinou cinco fundamentais temas estratégicos (TE) donde centrar e dirigir tipologicamente determinadas actividades, segmentando áreas de intervenção:

TE1Biodiversidade & Vida Selvagem
TE2Ecossistemas & Habitats
TE3Desenvolvimento Humano & Comunitário
TE4Turismo & Negócios
TE5Gestão & Infraestruturas

Estes temas interligam-se num nexo conceptual, induzindo que determinadas metas e objectivos alcançados nalgumas áreas tenham impacto positivo e significativo noutras.

A ideia geral da estrutura de temas estratégicos é criar enfoques de acção, sem perder de vista que é o todo que conduz, com sucesso, ao objectivo central.

Esta componente tem como uma das suas importantes actividades a elaboração de áreas específicas de intervenção, e seus respectivos objectivos, trabalhando em estreita coloboração com os departamentos e seus grupos de trabalho. É como base na definição prévia dos temas concretos a serem abordados que se definem as notas conceptuais de cada projecto operacional.


Fotografia © João Barra Góias