Turismo & Negócios
- Publicado em TEMAS ESTRATÉGICOS
Prevenir, deter e reverter a perda da natureza.
Contexto
Um dos factores mais importantes nos esforços da conservação da natureza e da biodiversidade é a implementação de sectores de actividade económica e linhas de negócio que não só se baseiem na utilização racional e sustentável dos recursos naturais mas também que potenciem e contribuam de forma positiva e efectiva no esforço da conservação, directa ou indirectamente.
Um dos sectores mais importantes é o do turismo e das linhas de negócio a ele associados, como as actividades de safari, entre outros. O próprio conceito de turismo de natureza, e também o de turismo cultural e profissional, depende criticamente de as áreas visitadas e exploradas para lazer ou estudo estarem em estado saudável e livre de acções nefastas, incluindo os aspectos imediatamente visíveis da degradação e poluição. De facto, a própria existência dessas actividades económicas depende da existência em estado saudável das áreas da natureza que lhes dão suporte. Neste sentido, estes sectores de actividade transformam-se também em forças e agentes na cooperação para os esforços da conservação.
Outras tipologias de negócios devem ser promovidas com criatividade e inovação, tendo em conta os desafios e oportunidades que as áreas naturais e seus recursos sempre propiciam. Do que se trata aqui é observar o que todos já veem, mas à luz de uma perspectiva diferente, com abordagens inovadoras, e desenvolvimento de novas linhas de negócio.
Linhas de desenvolvimento
A - Estudar, analisar, documentar e registar as potencialidades locais para o desenvolvimento de novos negócios, incluindo o fortalecimento do turismo de natureza, pela oferta de novos produtos e serviços.
B - Organizar e implementar actividades junto das comunidades locais, visando incrementar, promover e fortalecer o turismo, idealizar e desenvolver novas linhas de negócio, e promover a criação de novas empresas.
C - Promover e estimular a cooperação internacional no apoio ao desenvolvimento.
D - Promover a interligação a agentes e operadores turísticos, nacionais e estrangeiros.
Em fase de nomeação
Fotografia © João Barra Góias