Gestão & Infraestruturas

Gestão & Infraestruturas

  • Publicado em TEMAS ESTRATÉGICOS

Prevenir, deter e reverter a perda da natureza.

Contexto

A conservação da natureza e da biodiversidade, particularmente no que respeita as áreas de conservação e protecção ambiental já legalmente constituídas, depende criticamente dos modelos de gestão em acção, nomeadamente os planos de maneios, e da capacidade instalada, concretamente em meios e recursos, com particular importância nas infraestruturas existentes. Um outro factor a ter em conta é a permanente actualização desses recursos e infraestruturas no sentido da modernização e introdução de novas técnica e tecnologias conforme os avanços e o estado da arte. Com particular importância, torna-se essencial implementar um regime de partilha de informações e de conhecimento doutras experiências em curso noutros territórios.

Neste sentido, os esforços da conservação devem integrar, neste contexto, duas linhas fundamentais:

Desenvolvimento e implementação de modelos de gestão mais modernos, eficazes e melhor adaptados à realidade actual e local, devidamente avaliada e analisada, de forma integrativa, nos seus diversos domínios e aspectos, e em alinhamento com as melhores práticas para o sector, com base nas experiências havidas e nas lições válidas e  aprendidas noutros territórios.

Elaboração de quadros de necessidades e carências existentes quanto a meios e recursos, incluindo as infraestruturas, a implementação dos correspondentes mecanismos de angariação de apoio, incluindo na formação de técnicos.

Linhas de desenvolvimento

A - Observar, acompanhar e estudar o estado da arte quanto aos modelos de gestão da conservação da natureza e da biodiversidade.

B - Visitar áreas de conservação e protecção da natureza e apreender os modelos de gestão em curso e as lições aprendidas.

C - Observar, acompanhar, estudar e desenvolver novos meios e recursos, especificamente materiais e logísticos, e analisar e implementar infraestruturas necessárias e adaptadas aos contextos das realidades locais.

D - Promover e estimular a cooperação internacional para o apoio ao desenvolvimento, concretamente na reunião de meios e recursos e na instalação e manutenção de infraestruturas.

E - Organizar e implementar o treino e a formação de recursos humanos dirigidos à implementação dos modelos de gestão e na utilização dos novos recursos e infraestruturas.


Fotografia © João Barra Góias