Visão geral

Visão geral do desenvolvimento

  • Publicado em DESENVOLVIMENTO


Imagens © João Barra Góias


A desenvolvimento – aqui não tomado na vertente do desenvolvimento científico e tecnológico - prossegue através do enquadramento com os temas estratégicos, que definem pontos de partida e linhas de actuação, nomeadamente os seguintes:

TE3 – Desenvolvimento Humano & Comunitário
TE4 – Turismo & Negócios
TE5 – Gestão & Infraestruturas

As actividades devem, subsidiariamente e sempre que possível e de forma adequada, interligarem-se com as actividades de ciência e tecnologia realizadas no departamento de UC&DT, visando promover um enquadramento geral da acção interligando várias partes de forma harmoniosa, de modo a que uns resultados impactem noutros.

As actividades, quando não pontuais ou esporádicas, são implementadas por projectos de desenvolvimento realizados por Grupos de trabalho, liderados por um coordenador.

Um aspecto importante destas actividades é a ligação ao território e à sociedade, especificamente as pessoas, as famílias, e as comunidades locais, permitindo criar um polo de desenvolvimento local assente nos seguintes pilares:

1 - Divulgar
Divulgação da informação e das realidades locais.

2 - Sensibilizar
Sensibilização para os temas prementes.

3 - Educar
Educação para o desenvolvimento sustentável.
Educação para a conservação da natureza e a biodiversidade.
Educação para o empreendedorismo.

4 - Agir
Formação e treino profissionalizante.
Voluntariado.


 

"inspirar e orientar as pessoas na preservação e melhoria do meio ambente"


Fotografia © João Barra Góias

Informação, educação e treino.

"A transição para o desenvolvimento sustentável exige uma mudança nas atitudes públicas quanto ao que é um uso aceitável da natureza. Isto só poderá acontecer se as pessoas tiverem as informações, competências e organizações adequadas para compreender e lidar com as questões da biodiversidade. Os governos e a comunidade empresarial precisam de investir no pessoal e na formação, e precisam de apoiar organizações, incluindo organismos científicos, que possam tratar e aconselhar sobre as questões de biodiversidade.

Precisamos também de um processo de educação pública a longo prazo para provocar mudanças nos comportamentos e estilos de vida e para preparar as sociedades para as mudanças necessárias à sustentabilidade. Uma melhor educação sobre a biodiversidade cumpriria um dos objectivos estabelecidos na Convenção."

Sustaining life on Earth: How the Convention on Biological Diversity promotes nature and human well-being,
© Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Abril 2000